segunda-feira, 16 de maio de 2011

AS GRANDES DOUTRINAS DA BÍBLIA

TEXTO ÁUREO
"Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a terra e como gotas dágua sobre a relva". Dt 32.2.
 
VERDADE PRÁTICA
Certamente que a Bíblia não satisfaz toda a curiosidade humana, contudo só ela contém soluções as inquirições da alma.
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Dt 32.1-4; Rm 6.17,18 
Terça - l Tm 1.3-6
Quarta - l Jo 1.1-3 
Quinta - Tt 2.7,8  
Sexta - At 20.17-21 . Sábado - Tt 1.9; 2.11-15 
 
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
2 Jo 1. 6-11
2 Jo v. 6 - E a caridade é esta: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes: que andeis nele.7 - Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que JESUS CRISTO veio em carne. Este tal é o enganador e o antiCRISTO.8 - Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.9 - Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de CRISTO, não tem a DEUS; quem per- severa na doutrina de CRISTO, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.10 - Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tão pouco o saudeis.11 - Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.
 
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
A palavra doutrina com relação à doutrina bíblica, pode ser definida como a "substância da fé cristã". Tem a ver com todo o sistema de crença e fé esposadas na Bíblia Sa- grada, a Palavra de DEUS. Sobre este assunto, versa esta lição. 
 
I. DOUTRINA DE DEUS. DE CRISTO E DO ESPÍRITO
Em teologia pura são estudadas conjuntamente as doutrinas de DEUS, de CRISTO e do ESPÍRITO SANTO. Conhecê-las é um privilégio exclusivo do estudante e estudioso da Bíblia.
l. A doutrina de DEUS. O estudo relacionado à pessoa de DEUS, chama-se "teologia", e versa sobre a existência, a personalidade e a natureza de DEUS.
a. A existência de DEUS. Na primeira página da Bíblia encontra- mos a inequívoca declaração: "No princípio... DEUS..." (Gn 1.1). O cristão temente a DEUS aceita por fé a verdade da Sua existência segundo a revelação contida na Bíblia. Não se trata de fé cega, mas da fé que se baseia nas Escrituras (Hb 11.5,6).
b. A personalidade de DEUS. A personalidade de DEUS pode ser provada pêlos pronomes pessoais que o identificam (Jo 17.3; SI 116.1,2);pelas características e propriedades de personalidade que lhe são atribuídas, tais como: tristeza (Gn 6.6), ira (Nm 11.1; 12.9; Rm 1.18), zelo (Dt 6.15), amor (Rm 5.8) e ódio (Pv 6.16); pelas relações que Ele mantém com o homem, como Criador de tudo (Gn 1.1), como Preservador de tudo (Is 40.22-29; 41.13-20), como Benfeitor de todas as vidas (Mt 5.45; 10.29,30), como Governador e Dominador das atividades humanas (Is 40.10-15; 41.1-12), como Pai de seus filhos espirituais (Gl 3.26).
c. A natureza de DEUS. A natureza de DEUS compreende os Seus atributos naturais e morais, quais sejam: vida (Jo 5.26), espiritualidade (Jo 4.24), imutabilidade (Tg 1.17), eternidade (Dt 33.27; SI 90.2), onisciência (l Sm 16.7; At 15.8), onipotência (Gn 17.1; Jó 42.2), onipresença (SI 139.7-12), veracidade (Nm 23.19), fidelidade (Jr 1.12), conselho (Ef 1.11; Is 40.13,14), e santidade (Is 6.3).
2. A doutrina de CRISTO. Em teologia o estudo sobre a Pessoa de CRISTO, chama-se CRISTOlogia, abordando os seguintes temas:
a. A humanidade de CRISTO. A humanidade de CRISTO é demonstra- da pela sua ascendência humana (Gl 4.4; Rm 1.3); por seu crescimento e desenvolvimento naturais (Lc 2.40,46,52); por sua aparência pessoal (Jo 4.9); por sua natureza completa (Mt 26.12,38; Lc 23.36); pelas suas limitações humanas sem peca- do (Jo 4.6; Mt 8.24; 21,18); pêlos nomes humanos que lhe foram dados, por Ele mesmo ou por outros (Mt 1:21; Lc 19.10; At 2.22; Mt 21.11;6.3; l Tm 2.5); pelo relacionamento que Ele mantinha com DEUS (Mc 15.34; Jo 20.17).
b. A divindade de CRISTO. A Bíblia corrobora a crença na divindade de CRISTO, quando diz que Ele é DEUS (Jo 1.1), Todo-poderoso (Ap 1.8), eterno (Jo 8.58), Criador (Jo 1.3). Atributos inerentes a DEUS Pai relacionam-se harmoniosamente com CRISTO, provando assim a sua divindade.
c. O caráter de CRISTO. O caráter de CRISTO tem recebido aprovação e a recomendação não apenas de DEUS Pai, mas também dos anjos, e até mesmo da parte dos demônios há o testemunho de que Ele é o Santo de DEUS. De fato a Bíblia o apresenta como: santo (l Jo 3.3,5), amo- roso (Jo 13.1), manso e humilde (Mt II.29).
d. A obra de CRISTO. A obra terrena de CRISTO, consumada na sua morte, tornou-se necessária por causa da santidade e do amor de DEUS (He 1.13; Jo 3.16); por causa do pecado do homem (l Pé 2.24); por causa do cumprimento das Escrituras (Lc 24.25-27). O propósito de DEUS tomou-a necessária (At 2.23).
e. A ressurreição de CRISTO. A ressurreição corporal do Senhor Jesus é o fundamento inabalável do Evangelho e da nossa fé (l Co 15.17).
3. A doutrina do Espírito Santo. Teologicamente analisada, a doutrina do ESPÍRITO SANTO chama- se pneumatologia, e estuda entre outros, os seguintes temas:
a. A natureza do ESPÍRITO SANTO. No estudo da natureza do ESPÍRITO SANTO, destaca-se a sua personalidade. Como uma pessoa que é, o ESPÍRITO SANTO é chamado na Bíblia de: Espírito de DEUS (l Co 3.16; Gn 1.2); Espírito de CRISTO (Rm 8.9);
ESPÍRITO SANTO (At 1.5); Espírito de Vida (Rm 8.2); e Espírito de Adoção (Rm 8.15,16; Gl 4.5,6).
b. A obra do ESPÍRITO SANTO. Particularmente quanto à pessoa do crente, o ESPÍRITO SANTO nele opera regenerando-o (Jo 3.3-6), batizando-o no corpo de CRISTO (l Co 12.13;
Ef 4.1-16,30), habitando nele (l Co 6.15-19), fortalecendo-o (Ef 3.16), enchendo-o da sua virtude (Ef5.18- 20).
 
II. DOUTRINA DOS ANJOS, DO HOMEM E DO PECADO
1. Doutrina dos anjos. De acordo com a Bíblia, os anjos foram criados por DEUS (Ne 9.6; Cl 1.16). DEUS os criou mais elevados que o homem (SI 8.4,5). Foram criados em inumerável quantidade (Jó 25.3;Dt 33.2; Ap 5.11; Dn 7.10). Eles não devem ser adorados (Ap 22.9; 19.10;Cl 2.18), pois estão sob o senhorio de CRISTO (Ef 1.20,21; Fp 2.9-11).Na consumação do século, anjos bons e maus terão papel decisivo nos eventos finais. Os bons se manifestarão na glória com CRISTO (Mt 24.30,31) cooperando na ressurreição dos mortos (l Ts 4), no ajunta- mento dos escolhidos, na ceifa final, no julgamento das nações e na extinção total da iniqüidade (Mt 13.39-42). Os maus, sob o comando de Satanás, afligirão os homens com sofrimentos terríveis, e por fim serão lançados no inferno de chamas eternas (Mt 25.41; Ap 20.10).
2. A doutrina do homem. Mediante o que diz a Bíblia, o homem é criatura de DEUS, formado à imagem e semelhança do Criador (Gn 1.26). O homem é um ser tricotômico, isto é, dotado de espírito, alma e corpo (l Ts 5.23). O homem foi criado reto (Ec 7.29) condição da qual caiu por causa da queda no Éden. Criado por DEUS, o homem foi destinado: à vida no mundo (Gn 2.7), para amar o próximo (Gn 2.18), para o domínio da Criação (Gn 1.27- 30), para o louvor de DEUS (SI 8.5-9;-96; 98).De toda a história do homem, o mais triste e trágico episódio foi, sem dúvida, a sua desobediência e conseqüente queda (Gn 3). 
3. A doutrina do pecado. A Bíblia ensina que a origem do peca- do na história da raça Humana foi a transgressão voluntária de Adão no Éden. O homem deu ouvido à insinuação do tentador, de que, caso ele se colocasse em oposição a DEUS, tomar-se-ia um igual a DEUS. To- mando e comendo do fruto da árvore que DEUS proibira, Adão caiu, abrindo a porta de acesso do pecado a toda a humanidade (Gn 3.1-6; Rm 5.12,18,19). A luz da Bíblia, o pecado é a inclinação da carne e inimizade contra DEUS (Rm 8.7); tem caráter uni- versal (Rm 3.23; 5.12); é antes de tudo, praticado contra DEUS (Tg 2.8-11); tem lugar primeiramente no coração (Mt 5.27,28; 15.19; 7.21- 23).
 
III. DOUTRINA DA SALVAÇÃO, DA IGREJA E DAS ÚLTIMAS COISAS
1. A doutrina da salvação. A redenção do homem é o sublime tema de toda a Bíblia. Como forma de tornar compreensível a questão da salvação, a Bíblia a coloca da seguinte maneira: a) a salvação procede de DEUS e não do homem (Rm 6.23); b) somente JESUS pode salvar o pecador (Lc 19.10); c) a salvação é obtida pela graça de DEUS e não por obras humanas (Ef 2.8-10); d) a salvação abrange espírito, alma e corpo do homem; e) a salvação tem alcance eterno (Rm 5.1; l Ts 5.23; Cl 3.4); f) o descuido da salvação trará males terríveis; g) a salvação nos vem pela fé em CRISTO (Rm 1.16,17;10.9,10,17; Gl 3.1-11,22,26); e h) a Trindade Divina coopera com o pecador na sua salvação (Jo 1.12,13;3.3-7). 
2. A doutrina da Igreja. A Igreja é formada exclusivamente de pessoas nascidas de novo pela ação do ESPÍRITO SANTO e da Palavra de DEUS (Jo 3.5), para que por meio dela o Senhor JESUS realize a sua obra neste mundo (Ef 4.11-16). A doutrina da Igreja no contexto das Escrituras, de princípio, pode ser resumida nos seguintes itens: a) a palavra "igreja", empregada em sentido universal, designa o corpo de CRISTO (Rm 12.5); b) a Assembléia Universal é descrita sob a forma dum templo (Ef 2.22; l Pé 2.5); c) a Assembléia Universal dos salvos é a esposa de CRISTO (Ap 21.2); e d) a assembléia local deve compor-se somente de membros regenerados.E necessário o aperfeiçoamento da igreja local na pessoa de cada um de seus membros. Para isso CRISTO concedeu dons aos homens para o aperfeiçoamento da Igreja: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres (Ef 4.11-16). Deste modo através da multiforme ação de seus ministros, DEUS aperfeiçoa a sua Igreja em todos os seus aspectos.
3. A doutrina das últimas coisas. Para o crente em JESUS, o futuro reserva uma maravilhosa expectativa - a volta de CRISTO, sob dois aspectos: primeiro, o arrebatamento dos salvos, abrangendo todos aqueles que morreram em CRISTO, bem como os vivos que fielmente o aguardam (l Ts 4.16,17); e segundo, a sua manifestação em glória acompanhado de seus amos e santos antes arrebatados, a fim de exercer o juízo sobre as nações e implantar o Milênio na Terra (Mt 24.37-39;25.31-46; 2 Pé 3.10-13; Ap 20.4-7).
Ninguém aqui na terra (nem mesmo os anjos do céu) sabe a data e hora em que esse evento ocorrerá. A certeza que temos é a de que ele não demorará. Todos os sinais indicam que a plena redenção dos filhos de DEUS rapidamente se aproxima (Lc 21.28). Esperemo-la, pois!
 
QUESTIONÁRIO
1. De acordo com a lição, qual a melhor definição da palavra doutrina?
2. Como chama-se o estudo relacionado à Pessoa de DEUS?
3. Cite as três divisões do estudo da doutrina de DEUS.
4. Em teologia, como se chama o estudo da doutrina de CRISTO?
5. Mencione duas referências bíblicas que provem a divindade de CRISTO.
6. Que diz l Coríntios 15.17?
7. Como se chama o estudo da doutrina do ESPÍRITO SANTO?
8. Mencione duas referências bíblicas à criação dos anjos.
9. De acordo com l Tessalonicenses 4, que farão os anjos na consumação do século?
10. Gênesis 1.26 atribui a origem do homem a um ato criativo ou evolucionista de DEUS?
11. De acordo com Eclesiastes 7.29 em que estado moral o homem foi criado?
12. De acordo com Romanos 6.23, de quem procede a salvação?
13. Cite os dois aspectos da segunda vinda de CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário