segunda-feira, 16 de maio de 2011

A ATUALIDADE DA BÍBLIA

TEXTO ÁUREO
Seca-se a erva e caem as flores, mas a palavra de nosso DEUS subsiste eternamente. Is 40.8.
 
VERDADE PRÁTICA
Assim como as misericórdias do Senhor, a sua Palavra é nova a cada manhã.
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Rm 10.8-13 
Terça - 2 Co 2.14-17 
Quarta - 2 Co 4.1-6
Quinta - 2 Tm 2.9-11 
Sexta - Tg 1.20,21 
Sábado - Ap 22.18,19
 
 TEXTO BÍBLICO BÁSICO
 l Pé 1.18-25
l Pé 1.18 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgata- dos da vossa vá maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,19 - Mas com o precioso sangue de CRISTO, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,20-0 qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;21 - E por ele credes em DEUS, que o ressuscitou dos mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em DEUS;22 - Purificando as vossas al- mas na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;23 - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de DEUS, viva, e que permanece para sempre.24 - Porque toda a carne é como erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou- se a erva, e caiu a sua flor;25 - Mas a palavra do Senhor permanece para sempre; e esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.
 
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Uma vez que o nosso DEUS é imutável, eterno, não há como se ter outra concepção quanto à sua Palavra. Mais do que eterna, a Palavra de DEUS é atual. Ela é atual à medi- da que o DEUS que a falou não muda e as necessidades do homem contemporâneo são absolutamente iguais às do homem aqui existente quando ela foi proferida ou registra" da pela primeira vez. 
 
I. A BÍBLIA É ATUAL NA SUA MENSAGEM
Já dissemos que, uma vez que DEUS é imutável (Ml 3.6) e as necessidades do homem moderno são as mesmas do homem dos mais primitivos tempos, é de se esperar que a Bíblia, ao ser pregada, se imponha como:
1. Uma mensagem de salvação (Rm 1.16). Os estudiosos chegaram à conclusão de que o conhecimento humano, nestes últimos vinte anos, tem dobrado a cada cinco anos. A sofisticação do mundo hodierno é algo com que jamais sonharam os nossos pais. Cumpre-se fielmente o vaticínio de Daniel 12.4, segundo o qual "o saber se multiplicará." Mas, o que de concreto isto trouxe para a humanidade? Muito pouco, uma vez que a necessidade do homem é algo afeto à sua alma. Deste modo, onde quer que as boas-novas de salvação sejam pregadas, homens e mulheres, dos mais diferentes níveis sociais, aceitam a JESUS e se convertem dos seus pecados a DEUS.
2. Uma mensagem de restauração (Lc 4.18,19). Para muitos a Bíblia é um livro cuja mensagem nada tem de singular ou especial. Evidentemente existem aqueles que pregam a Bíblia e o fazem com pouco ou nenhum poder de convencimento. Deste modo os seus ouvintes não auferem toda a riqueza e favor divinos oferecidos pelo Evangelho. Mas, quanto à sua natureza, não é assim a Bíblia. Como Palavra de DEUS ela é capaz de tirar o miserável em meio às cinzas, soerguê-lo e levá-lo a se assentar nas regiões celestiais em CRISTO JESUS (Ef 1.3)
3. Uma mensagem de esperança (2 Pé 3.9). O vazio da alma humana, gerado pelo pecado, que afasta o homem de DEUS, tem sido ocupado pelo pavor e pelo desespero (Gn 3.6-10; Is 48.22; 59.2). Apesar dos esforços dos estadistas bem in- tencionados, o futuro da humanidade é pouco animador. Os conflitos políticos e raciais destroem os povos. Moléstias sem conta desafiam as pesquisas no campo da medicina. Há um vazio no coração do homem que não atenta para o Seu Criador Jó 8.13; SI 106.19-21). A Bíblia, porém, tem uma mensagem de esperança para aqueles que estão aprisionados nas garras destruidoras do desespero e do medo. O homem pode confiar no socorro e livramento de DEUS desde que O busque de todo o coração (Is 55.6,7; SI 121). Tinha razão Agostinho quando disse que o homem foi feito por DEUS e para DEUS, e não encontrará a felicidade enquanto não repousar em DEUS.
 
II. A BÍBLIA É ATUAL NO SEU PODER
A Bíblia Sagrada, lida ou prega- da, é "a dinamite de DEUS", que explode os redutos de Satanás. É o Poder demolidor do ESPÍRITO SANTO, usado pêlos servos de DEUS nas ba- talhas espirituais contra o mal. Deste modo a Bíblia é:
1. Poder destruidor. Paulo de- clara categoricamente que a Bíblia, a Palavra de DEUS, é a espada do ESPÍRITO SANTO que o crente usa nas suas batalhas contra as potestades das trevas (Ef 6.17). Ela é usada tanto na defesa dos humildes, quanto para abater a arrogância dos jactanciosos. Assim como o sol, que tanto derrete a cera como endurece o barro, de igual modo age a Palavra de DEUS, enternecendo ou endurecendo o coração do homem. Assim como a pedra (tipo de manifestação de CRISTO), esmiuçou a estátua do sonho de Nabucodonosor (símbolo da arrogância humana) (Dn 2.34), de igual modo a Bíblia será a base do juízo e da destruição "dos que não conhecem a DEUS e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor JESUS CRISTO" (2 Ts 1.8).
2. Poder santificador (SI119.9). Nenhum livro do mundo tem igual poder de conduzir o homem à comunhão com DEUS e à santificação, como a Bíblia. Na verdade, é impossível ler o Livro Santo de DEUS, de todo o coração, e não se desejar que as bem-aventuranças do evangelho faça parte da nossa vida. Um certo homem de DEUS percebeu tão bem isto, que foi levado a dizer: "Ou a Bíblia lhe afasta do pecado, ou o pecado lhe afasta da Bíblia".
3. Poder capacitador (At 1.8). Certo irmão indagou se o trabalho espiritual cansa o obreiro de DEUS. Ele esperou0 que a resposta fosse dada negativamente. Porém, a que ouviu é que sim, o ministério cristão cansa. Os evangelhos nos mostram vários exemplos. João 4.6, diz que JESUS, cansado do caminho, assentou-se junto ao poço de Jacó. De fato, aqueles que dão tempo integral para o Evangelho, sabem que quando estão desanimados e as forças lhes faltam, o apego à Palavra de DEUS, seja pela leitura ou pela simples meditação, torna suas forças inteiramente renovadas, impulsionando-os a andar e a cumprir mais uma etapa da longa caminhada. O capítulo 10 de Daniel nos informa que esse servo de DEUS passou por experiências semelhantes em meio ao intenso trabalho, secular e espiritual, e por causa das contínuas visões e revelações divinas. Só a Palavra do Senhor lhe recobrava o ânimo" " lhe restaurava as forças.
 
III. A BÍBLIA É ATUAL NA SUA PERFEIÇÃO
Apesar de ter sido .escrita há mais ou menos dois mil anos, a Bíblia desafia o tempo, levantada altaneiramente como um monumento à perfeição do caráter do DEUS que fala e se revela ao homem (Hb 1.1). Deste modo, devemos compreender que:
l. A Bíblia está completa. A Bíblia encerra tudo quanto o homem precisa saber de DEUS. Ela não é nem mais nem menos daquilo que eu e você precisamos para conhecer qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS (Rm 12.2). Nada se lhe deve subtrair nem acrescentar. No Apocalipse, ao serem encerradas as Escrituras, o apóstolo João registrou as últimas palavras do Senhor JESUS CRISTO, as quais nos ad- vertem a todos: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, DEUS fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, DEUS tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro" (Ap 22.18.19). C SP -f
2. A Bíblia contém a mente de DEUS. A declaração de Pedro, segundo a qual "a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de DEUS falaram inspirados pelo ESPÍRITO SANTO" (2 Pé 1.21), credencia a Bíblia como o registro das intenções e propósitos de DEUS. Ela é o testa- mento divino onde estão registrados todos os desejos de DEUS para com o seu povo em todo o tempo.
3. A Bíblia revela o futuro (2 Pé 1.19). Só DEUS conhece o futuro e só a sua Palavra, a Bíblia Sagrada, registra esse conhecimento de DEUS quanto ao porvir. Só a Bíblia registra com detalhes vivos qual o destino das nações, o triunfo futuro da Igreja, a bem-aventurança dos santos e a maldição eterna a ser derramada sobre os ímpios. (Dn 2.19-44;Mt 25.31-41; Ap 20.10,15).
 
QUESTIONÁRIO
1. Quanto à Palavra de DEUS, que diz l Pedro 1.25?
2. Por que a Palavra de DEUS é eterna?
.3. Cite os três itens da divisão: "A Bíblia é Atual na Sua Mensagem".
4. Quais os itens da divisão: "A Bíblia é Atual no Seu Poder"?
5. Cite a referência de Apocalipse segundo a qual a Bíblia está completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário