segunda-feira, 16 de maio de 2011

A BÍBLIA, SEU TEMA CENTRAL

INTRODUÇÃO
A grande preocupação de Deus através de Sua Palavra tem sido revelar Seu Filho, e desde o princípio a Bíblia fala dEle. Toda a Escritura está cheia de referências ao Senhor Jesus. Do Gênesis ao Apocalipse, há uma revelação clara do papel do Filho de Deus, na história da criação, da redenção e da consumação de todas as coisas. Cristo se constitui portanto, na base de toda a mensagem Bíblica, de toda profecia, tipos e parábolas. Jesus, é o centro de todo propósito divino.
1. JESUS, ANTES DE TODAS AS COISAS
A Palavra de Deus revela não somente o passado do homem, mas acima de tudo a pré-existência de Deus. Jesus, o Filho de Deus é apresentado na Bíblia, como antes de todas as coisas. Isto significa dizer que todas as coisas dependiam dEle, (Jo 1.3).
No seu grande propósito de salvar o homem perdido, Deus estabeleceu em Cristo todas as coisas, (Ef 1.4).
Um dos grandes testemunhos acerca da pré-existência de Jesus é o de João Batista, (Jo 1.15), que sendo mais velho na idade, declarou que Jesus era antes dele.
O próprio Cristo diante da multidão declarou (Jo 8.58), ".. antes que Abraão existisse eu Sou." Com isto Jesus coloca sua posição de eterno, (Jo 8.23). Ele é chamado pelo profeta Isaías de "Pai da Eternidade" (Is 9.6).
O apóstolo Pedro ao falar de nossa salvação, apresenta Jesus, como o Cordeiro imaculado e incontaminado que foi conhecido antes da fundação do mundo, (I Pd 1.20).
Na grande visão, na ilha de Patmos, João ouve a primeira e grande mensagem do Senhor, e nesta mensagem Ele revela sua eternidade maravilhosa, (Ap 1.8). Confiemos cada vez mais no Senhor, naquilo que Ele é. (Hb 13.8).

2. JESUS, NO VELHO TESTAMENTO
O Velho Testamento é um verdadeiro celeiro de revelações acerca de Jesus Cristo. Ele aparece nas mais diversas formas e ocasiões, onde foi necessária Sua presença.
As fontes mais fidedignas e pentecostais, crêem que a expressão Anjo do Senhor, que ocorre mais de 50 vezes no Velho Testamento, identifica a pessoa do Filho de Deus, em suas mais diversas atuações.
O Filho de Deus, Jesus, foi manifestado a várias pessoas no Antigo Testamento. Abraão por exemplo, viu-o no Cordeiro que substituiu Isaque e Jesus deu testemunho disso, (Jo 8.56). Jacó viu-o na visão da escada, (Gn 28.12), e o próprio Jesus, mais tarde, fala acerca disso, (Jo 1.51).
Quando o povo de Deus saiu do Egito, naquela noite, foi instituída a Páscoa para Israel. Cada família tomaria para si um cordeiro, disse o Senhor, (Ex 12.3). Todo o ritual da Páscoa mostrava o sacrifício de Cristo. João Batista falou do Cordeiro (Jo 1.29), o apóstolo Paulo falou da Páscoa, (I Co 5.7).
Em cada figura do tabernáculo se podia ver a pessoa da Filho de Deus; sua natureza divina e humana, sua obra redentora, ressurreição e seus ministérios como rei, profeta e sacerdote. Através da tipologia podemos contempla-lo ao longo do Velho Testamento. Ele pode ser visto em cada um dos 39 livros do Antigo Testamento, onde aparece como figura central, por exemplo, em Gênesis, Ele é a Semente da mulher; em Josué, o Capitão da nossa salvação.
3. JESUS NO NOVO TESTAMENTO
O Jesus que foi profetizado no Antigo Testamento, encontra agora no Novo Testamento Sua grande revelação. A partir dos Evangelhos toda Sua vida, ministério e Sua graça são revelados.
Cada um deles apresenta Jesus de uma forma: em Mateus, Ele é visto como "o grande Rei", rosto de leão; em Marcos, Ele é visto como "O Servo de Jeová", o boi, o bezerro; em Lucas Ele é visto como "O Filho do Homem", rosto de homem e em João, Ele é visto como "Filho de Deus", rosto de águia. Tudo isto foi visto por Ezequiel no Velho Testamento, (Ez 1.10) e por João, na visão de Patmos, (Ap 4.7).
No livro histórico do Novo Testamento, Jesus atua através do Espírito Santo na vida da Igreja. O Seu nome é usada pelos apóstolos, que cheios do Espírito realizam Sua obra, (At 4.31), Paulo era um deles, (At 19.11).
A partir das Epístolas Paulínas, Jesus se revela através da doutrina, fortalecendo nossa fé, alicerçando Sua Igreja, da qual Ele é a cabeça, (Ef 1.22). Ele ministra diretamente às necessidades do Seu povo, (I Co 11.23-25). Ele envia obreiros à Sua obra para o aperfeiçoamento dos Santos, (Ef 4.11,12), nos faz assentar nas regiões celestiais, (Ef 1.3).
Em Hebreus, Ele aparece como "O Melhor" em todas as coisas, (Hb 7.22). e nas Epístolas Gerais, Ele fundamenta nossa fé nas ricas e preciosas promessas e nos leva a uma vida cristão vitoriosa, (II Ped 3.18).
No Apocalipse, João o vê na Sua Glória, (Ap 1.13-16), onde Ele se revela às Igrejas e mostra a João as coisas que brevemente hão de acontecer, (Ap 1.1), pois Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, (Ap 19.16).
4. JESUS, O CENTRO DE TODAS AS COISAS
Sabemos, que o centro é lugar de equilibrio, e Jesus é o equilíbrio perfeito para nossos dias. Do Gênesis ao Apocalipse, Jesus é o centro da Bíblia, o centro de toda a Mensagem de Deus aos homens.
O escritor aos Hebreus apresenta Jesus como o centro do universo, sustentando todas as coisas pela Palavra do Seu poder, (Hb 1.3). No Éden, Jardim de Deus, a árvore da vida, tipo perfeito de Cristo, está no meio do Jardim, (Gn 2.9), e é prometida aos vencedores em Apocalipse 2.7.
O tabernáculo, um tipo de Cristo, é prometido ao povo de Israel, (Lv 26.11), e ele seria edificado no meio do Seu povo. O propósito de Deus era estar no centro da nação Israelita.
Jesus sempre foi o centro das profecias no Velho Testamento, quando Deus falava ao Seu povo acerca da salvação, (Is 40.10); de vitória e libertação, (Is 22.22), de restauração e renovação, (Is 61.1-3).
No Novo Testamento vamos encontrar Jesus ainda menino no meio dos doutores, cuidando dos negócios de Seu Pai, (Lc 2.46), era o centro das atenções.
Uma de suas gloriosas promessas à Igreja é que no momento de reconciliação e comunhão do povo de Deus, Ele estaria no nosso meio, (Mt 18.20), abençoando tudo o que for feito em Seu nome. Na cruz, lugar de dor e sofrimento, Jesus foi colocado no centro, Ele estava ali para cumprir as Escrituras, (Mt 27.28).
Após ressuscitar, Jesus aparece aos discípulos tristes e abatidos, e surge no meio deles, (Jo 20.19), trazendo-lhes Sua gloriosa Paz, enchendo-os de alegria.
Em toda o Novo Testamento, principalmente de Atos ao Apocalipse, vemos Jesus, o centro da Igreja Primitiva, o centro das mensagens apostólicas, (I Co 2.2), no meio dos castiçais de ouro, (Ap 1.13), no meio do trono, no controle de todas as coisas, (Ap 5.6).
CONCLUSÃO
Jesus Cristo, noss Senhor, é para o universo, para Israel, para a Igreja, e para o mundo, o centro perfeito, onde todas as coisas acontecem conforme o apóstolo Paulo afirma em Romanos 11.36. Ao abrir sua Bíblia, encontre-o, Ele é o centro da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário