segunda-feira, 16 de maio de 2011

A FAMÍLIA CRISTÃ E A BÍBLIA

TEXTO ÁUREO:
"Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca". SI 78.1.
 
VERDADE PRÁTICA
O sucesso e a prosperidade da Família Cristã, dependem da sua obediência a Palavra de Deus. 
 
LEITURA DIÁRIA:
Segunda - Ef 5.22-31
Terça - Ef 6,1-4 
Quarta -1 Pe 3.1-7
Quinta- SI 128
Sexta- Pv 4.1-5
Sábado - 2 Tm 1.3-5; 3.14-17
 
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Dt 6.1-9
Dt 6.1 - ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor vosso Deus para se vos ensinar, para que o fizésseis na terra a que passais a possuir; 2 - Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho', todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.3 - Ouve pois, ó Israel, e atenta que os guardes, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.4 - Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.5 - Amarás pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.6 - E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;7 - E as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.8 - Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por testeiras entre os teus olhos.9 - E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
 
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
A família é a mais antiga instituição da Terra. Antes mesmo de estabelecer nações, civilizações e a própria Igreja, Deus instituiu a família. Ela é a célula máter da sociedade, o elemento essencial da Igreja. A promessa da bênção divina sobre a vida de Abraão abrangia também a sua família (Gn 12.2). Jacó se fez acompanhar da sua família quando, em atenção ao mandado divino, voltou a Betel a fim de edificar um altar e prestar culto a Deus (Gn 35.1-7). Josué disse que ele e a sua família serviriam ao Senhor (Js 24.15). Ao carcereiro, que indagou o que devia fazer para ser salvo, respondeu o apóstolo Paulo: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" (At 16.31).
 
I. CONCEITO BÍBLICO DA FAMÍLIA
No início do comentário desta lição, afirmamos que a família é a mais antiga instituição da Terra. Ao instituí-la, parece que Deus a organizou inspirado no relacionamento íntimo existente entre Ele e os outros membros da Trindade, e de- mais seres que habitam o céu. O apóstolo Paulo, particularmente, recomenda que marido e mulher tenham um relacionamento inspirado na comunhão mística entre Cristo e a sua Igreja (Ef5.22-.33). Portanto, o conceito bíblico quanto à família é de que ela tem uma missão e vocação espiritual no mundo.
1. O esposo. Como cabeça da família (Ef 5.23), o esposo crente tem ainda a responsabilidade de provedor e promotor do bem-estar de sua esposa e filhos. A Bíblia mesma diz que "se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (l Tm 5.8).
2. A esposa. A Bíblia realça o papel da mulher, na família, na sociedade e na Igreja. À luz das Escrituras, a mulher casada deve viver em sujeição a seu marido, amar a seus filhos e em obediência ao Senhor. Tal submissão não a minimiza diante do marido e demais criaturas, pelo contrário, honra-a e enobrece-a, pois que tudo quanto ela faz, o faz por amor. Leia Efésios 5.22-24.
3. Os filhos. Os filhos do casal são bênçãos de Deus e devem ser desejados e aceitos com ações de graça. Aos pais cabe a responsabilidade de protegê-los, sustentá-los, e ensiná-los a caminhar nos santos e re- tos caminhos do Senhor. (Dt 6.5-7;Ef 6.4). Dos filhos é exigido amor, respeito e obediência para com seus pais e as demais pessoas. A Bíblia atribui a longevidade dos filhos à obediência e honra1 devidas a seus pais (Êx 20.12; Ef 6.1-3).
 
II. A BÍBLIA NA VIDA DA FAMÍLIA CRISTÃ
Uma vez que a família é uma instituição divina, é de se esperar que ela dê lugar à operação da Palavra de Deus nas vidas dos seus membros. Desde os mais remotos tempos da história do povo de Israel, a bênção e a prosperidade estão condicionadas à observância da Palavra de Deus. Veja Deuteronômio 6.1-9:
1. A Bíblia é a constituição divina (Dt 6.1,2). A Bíblia inteira, do Gênesis ao Apocalipse, registra os mandamentos, os estatutos e os juízos promulgados por Deus. Deste» modo a Bíblia se constitui na carta magna da família temente a Deus, que deseja atravessar incólume as borrascas morais e espirituais que se abatem sobre a ímpia sociedade.
2. A Bíblia é para ser obedecida (Dt 6.2,3). Todos os membros da família (pais, filhos e netos) são desafiados a guardar os estatutos e mandamentos do Senhor. Multiplicadas bênçãos são prometidas à família que lê e observa a Bíblia, o compêndio das leis divinas.
3. A Bíblia inspira amor a Deus (Dt 6.4,5). As pessoas tendem a se amar menos à medida em que desconhecem a Bíblia e o Deus que as criou. A família cristã, porém, é chamada a se constituir num modelo de amor e de obediência a Deus. Ao Israel dos seus dias, e a nós hoje, escreve o profeta Moisés: "Amarás pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder" (Dt 6.5).
4. A Bíblia deve afetar todo o nosso ser (Dt 6.6). "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração". A palavra "coração", aqui empregada, não se refere àquele músculo propulsor do sangue que pulsa em nosso peito. No sentido bíblico, o vocábulo coração refere-se à totalidade do nosso ser. Paulo compreendia assim, quando disse: "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração" (Cl 3.16).Para ser fiel à vocação que Deus lhe deu a viver no mundo, a família cristã deve permitir que a Palavra de Deus exerça influência sobre cada um de seus membros, em seu viver diário.
5. A Bíblia deve ser o tema da família (Dt 6.7,8). A ordem divina quanto à observância da Palavra de Deus dada aos pais, era: "E as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por testeiras entre os teus olhos". Dentre as boas lembranças da minha infância, destacam-se, evidentemente, os momentos que o meu pai passava com a Bíblia aberta diante de mim e de meus irmãos, expondo a Palavra de Deus.
6. A Bíblia deve adornar a nossa casa (Dt 6.9). "E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas". Esta era a ordem do Senhor às famílias que compunham a nação de Israel. Do mesmo modo, Deus quer que na ornamentação de nossa casa testemunhemos da sua Palavra.Conta-se dum pastor que visitando a casa dum seu filho que estava prestes a se casar, ouviu do filho a seguinte pergunta: "Que tal, pai, gostou da decoração da minha casa?" Ao que o pai respondeu: "Tenho uma observação a fazer: Não há nada na sua casa que demonstre que ela será ocupada por um casal crente".
 
III. A BÍBLIA NO CULTO DOMÉSTICO
O culto doméstico tem a vantagem, dentre outras, de dar à Bíblia a primazia que ela merece dentro da família. Deste modo ela vem a tornar-se num canal de bênçãos para todos os membros da família.
l. Guia para o pai. O pai de família, de acordo com a Bíblia, é também sacerdote e profeta em benefício da sua casa. Como sacerdote e profeta, ele tem o dever de conduzir os seus filhos a uma perfeita e maior comunhão com Deus. Deve dar aos filhos a visão adequada da pessoa do Deus da Bíblia. Deve interceder sempre em benefício de to- dos eles, a fim de que sejam conservados irrepreensíveis, e o Senhor lhes perdoe pecados por acaso co- metidos. Jó foi um especial exemplo neste particular, e a forma como agia nestas circunstâncias, se constitui num modelo para o pai de família hoje (Jó 1.4,5). Para encontrar na Bíblia a orientação necessária à sua família, o pai deve cultivar o hábito da leitura e meditação diárias na Palavra de Deus. Só assim ele terá como conduzir a sua família em segurança.
2. Instrução para os fílhos (Pv 22.6). Paulo atribui a fé não fingida de Timóteo à ação piedosa da sua avó Lóide e de sua mãe Eunice, que lhe ensinaram, desde a infância, "as sagradas letras" capazes de fazê-lo "sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" (2 Tm 1.5;3.15). Quando o meu filho caçula completou seis anos, ele teve a iniciativa de me pedir de presente uma bola de futebol. Perguntei-lhe: "Meu filho, do que mais o Brasil está precisando: de jogadores de futebol ou de pregadores do Evangelho?" Ele respondeu: "De pregadores". - "Então eu vou lhe dar um Novo Testamento." Adquiri um Novo Testamento e lhe dei de presente. 
3. Conforto para a mãe. Nenhum trabalho de rotina é levado a efeito ao longo de tanto tempo, quanto aquele que envolve as responsabilidades domésticas duma mãe de família. Na verdade, se não fosse o obstinado amor que ela demonstra ao executá-las, se tornaria uma carga demasiadamente enfadonha para conduzir. A esposa e mãe cristã, leva grande vantagem sobre as demais mulheres, pela compreensão que tem acerca da vontade de Deus para com a sua vi- da. Esta compreensão decorre, evidentemente, da sua comunhão com a Palavra de Deus. É na leitura e meditação diárias da Bíblia que ela encontra força para vencer as lutas, e conforto para superar as frustrações dos sonhos não realizados na sua vida como mulher, esposa e mãe. Se permitirmos que a Palavra de Deus molde a nossa família, sem dúvida poderemos partilhar da felicidade de Josué, e assim como ele dizer: "...eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24.15).
 
QUESTIONÁRIO
l. Qual é a mais antiga instituição da terra?
2. Das referências estudadas, cite uma que registre a bênção divina sobre a família.
3. De acordo com Efésios 5.22-33, qual o modelo de comunhão no qual marido e mulher devem se inspirar?
4. De acordo com l Timóteo 5.8, qual o papel do homem, cabeça da família?
5. De acordo com Êxodo 20.12 e Efésios 6.1-3 a que a Bíblia atribui a longevidade dos filhos?
6. Que recomenda Provérbios 22.6?

Nenhum comentário:

Postar um comentário