segunda-feira, 16 de maio de 2011

A PREGAÇÃO E A BÍBLIA

TEXTO ÁUREO
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" Rm 10.17.
 
VERDADE PRÁTICA
"Deus está pronto a honrar o ministério do pregador que honra a sua Palavra.
 
LEITURA DIÁRIA:
Segunda -Is 61.1-2
Terça- Mc 16. 25-20 
Quarta- At 2.14-38
Quinta- At 8.4-8, 26-38
Sexta -l Co 1.17-24
Sábado- l Co 2.1-5; 2 Tm1.15
 
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
2 Tm 3.14-17; 4.1-5
2 Tm 3.14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,15 - E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.16 - Toda a Escritura divina- mente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
2 Tm 4.1 - CONJURO-TE pois diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, 2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e dou- trina. 3 - Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 - E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 5 - Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra dum evangelista, cumpre o teu ministério.
 
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
 
Qualquer pessoa que pensa de modo sério acerca da situação da pregação em nosso século, forçosa- mente há de notar uma contradição estranha. De um lado, reconhece-se que há necessidade de pregação grandiosa, que é usualmente definida como sendo pregação expositiva. Do outro lado, porém, a boa pregação expositiva, é praticamente inexistente. Os seminários evangélicos (e até mesmos liberais) exortam os seus jovens, dizendo: "Sejam fiéis na pregação... Passem muitas horas no seu gabinete, meditando sobre a Bíblia... Tenham a certeza de que aquilo que dão ao povo é a Palavra de Deus e não as suas próprias opiniões". Apesar destas recomendações, é mui grande o número de púlpitos de nossas igrejas, ocupa- dos, noites após noites, por pregadores biblicamente iletrados.
 
I. POR QUE PREGAR A BÍBLIA SAGRADA
Dentre as muitas razões por que devemos pregar a mensagem unicamente baseada na Bíblia Sagrada, relacionamos as seguintes:
1. Fomos chamados para isto (2 Tm 4.2). O ferreiro deve ser alguém habilitado para trabalhar com o ferro; o pedreiro, com construções; o marceneiro, com madeira; o médico, com o bisturi; e o pregador com a Palavra de Deus. O ferrador poderá ser capaz até de cingir um anjo com um cinto de ouro, mas se não souber ferrar uma cavalgadura, ele não será digno do nome que tem. De igual modo, o pregador que por qualquer pretexto elimina a Bíblia da sua pregação, deveria mudar de ocupação. Tão grande foi o crescimento alcançado pela Igreja primitiva, que os apóstolos foram levados a dividir o seu tempo entre a pregação e a distribuição de bens entre os irmãos mais pobres. Para resolver esse problema, os doze falaram à congregação, dizendo: "Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei pois, ir- mãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constitua- mos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da Palavra" (At 6.2- 4). Do mesmo modo, Deus nos chamou para sermos homens da Palavra.
2. A Bíblia é a Palavra de Deus (Jr 1.12). Quanto mais cedo e melhor conhecermos a Bíblia, mais cedo e melhor haveremos de compreender que Deus está moral e espiritualmente empenhado em cumprir a Sua, e não as nossas palavras. Se queremos que a honra divina re- pouse sobre o nosso ministério, de- vemos honrar a Palavra de Deus, fazendo dela o tema das nossas mensagens. Como explicar a existência de pregadores cujo ministério é de tão pouco ou de nenhum fruto? A resposta poderá estar numa das seguintes razões: 
a) Ele prega a Palavra de Deus, no entanto é incapaz de crer que Deus vá cumpri-la; 
b) Ele prega as suas próprias palavras e espera que Deus as cumpra, como se Deus fosse, de fato, o seu inspirador.
 
II. COMO PREGAR A BÍBLIA SAGRADA
Não basta ler, estudar, compreender e interpretar a Bíblia. O pregador tem a responsabilidade de pregá-la de forma racional e compreensível. Deste modo, uma mensagem bibliocêntrica, é uma mensagem pregada.
l. Expositivamente. A pregação expositiva é o "feijão com arroz" da mensagem evangélica. Por este método de pregação, temas bíblicos dos mais difíceis se tornam claros e compreensíveis até mesmo à mente das crianças. Este foi o método de pregação preferido por Esdras e os oficiais da congregação de Israel. Neemias 8.8 diz que diante da congregação eles "leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se en- tendesse".
2. Simplesmente. A pregação bíblica dispensa a pompa da eloqüência e as flores da retórica humana, para se fazer compreendida. Paulo tinha sobeja razão quando disse aos coríntios que quando esteve com eles, a sua palavra e pregação "não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder" (l Co 2.4) 
3. Convincentemente. O poder convencedor do Evangelho é uma característica inerente às Escrituras. No que tange ao pregador, a autoridade da sua pregação é proporcional à sua submissão à Palavra de Deus. Explicando melhor: o simples conhecimento intelectual das Escrituras pode comunicar eloqüência ao pregador; porém, se ele quiser exercer o poder de convencer os seus ouvintes, precisa submeter-se inteiramente à ação do Espírito Santo ao entregar a mensagem da Palavra de Deus. Lucas nos diz que Apoio, "com grande veemência convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo" (At 18.28).
 
III. ALCANCE DA PREGAÇÃO BIBLIOCÊNTRICA
Já citamos a referência de l Coríntios 2.4, onde Paulo diz: "A minha palavra, e a minha pregação, não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder". No versículo 5, acrescenta o apóstolo do Senhor: "...para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus". Se podemos concordar com Paulo de que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17), devemos, então, pregá-la se quisermos que o povo de Deus tenha fé e seja abençoado.
1. A Palavra regenera. "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre" (l Pé 1.23).
2. A Palavra santifica. "Santifíca-os na verdade; a tua palavra é a verdade... e por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade" (Jo 17.17,19).
3. A Palavra sara. "E estava assentado em Listra certo varão leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado. Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado, disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou" (At 14.8-10). Se quisermos que os crentes, membros de nossas igrejas, sejam balizados com o Espírito Santo, e sejam alcançados pelo favor do Senhor, a tempo e fora de tempo, preguemos a Palavra de Deus (2 Tm 4.2).
 
QUESTIONÁRIO
1. Qual deve ser o nosso manual de pregação?
2. Mencione a primeira razão dada nesta lição, por que devemos pregar a Bíblia Sagrada.
3. Os apóstolos constituíram diáconos sobre a igreja em Jerusalém a fim de se aplicarem mais a que tipo de ministério?
4. De acordo com a lição, como pregar a Bíblia Sagrada?
5. Quais os três itens estudados que falam do alcance da pregação bibliocêntrica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário