segunda-feira, 16 de maio de 2011

A BÍBLIA, COMO ESTUDÁ-LA

INTRODUÇÃO
Estudar a Bíblia, sublime tarefa do cristão, que faz com amor, oração, dedicação e compreensão da vontade de Deus.
Pela Bíblia, Deus traz a revelação escrita, e cabe a cada um de nós através dos diversos métodos, (sobre os quais existem tanto material escrito) procurar àquele que lhe seja melhor, e iniciar a busca às verdade de Deus.
Estudar a Bíblia, é antes de tudo uma atitude de humildade. A criatura diante do Criador, é como Maria assentada aos pés do Mestre. (Lc 10.39).

1. ESTUDE A BÍBLIA COM FÉ
Fé é o elemento principal no estudo da Bíblia, (Hb 11.6b). Ela nos leva a crer em tudo o que a Bíblia diz, até mesmo naquilo que os céticos chamam de "absurdo".
Para se aceitar Gênesis 1.1 é preciso fé e mais nada. Se não tiver fé para crer "no princípio Deus", certamente será difícil aceitar toda a Bíblia.
A fé amplia à nossa visão acerca dos propósitos de Deus estabelecidos em Sua Palavra, (Hb 11.13). Com ela, antevemos as promessas Divinas, e como os antigos, podemos abraçá-las. A fé nos faz entender o que Deus diz acerca do mundo em que vivemos, (Hb 11.3), e compreendermos melhor nossa existência nele.
A fé faz-nos tomar posse das promessas de Deus. Ao estudar a Palavra de Deus com fé, as promessas que são através de Jesus Cristo, chegam às nossas vidas, (II Co 1.20), para glória de Deus.
A fé faz-nos descansar na Palavra de Deus, (Sl 91.1). Confiadamente entregamo-nos ao Senhor à medida que Sua palavra vai penetrando em nossos corações, e aí descansamos inteiramente Nele, (SI 37.5).
 2. ESTUDE A BÍBLIA COM ORAÇÃO
Oração é mandamento Bíblico, (I Ts 5.17). Com isto, tudo o que o cristão faz deve ser com oração.
Ler a Bíblia em atitude de oração significa falar com Deus, que inspirou a Bíblia, e certamente Ele inspirará também, para que possamos entendê-la.
Orar para ler a Palavra de Deus é suplicar ao Senhor que desvende nossos olhos, (SI 118.18). Ao ler a Bíblia, precisamos ter os olhos espirituais abertos, para poder compreender a mensagem de Deus para nossa vida.
Ao ler a Palavra, Deus fala conosco, e precisamos pedir ao Senhor, em oração, entendimento para melhor compreender Sua vontade, (SI 119.34), que é boa, agradável e perfeita, (Rm 12.2).
Devemos também orar para amar a Palavra de Deus. O cristão que não ama a Bíblia, certamente não desfruta da paz gloriosa que ela transmite as nossas vidas, (SI 119.165).
Ao estudar a Bíblia com oração, vamos experimentar um gozo inefável, como aquele ou aquela, que acha um grande tesouro, (SI 119.162).
Precisamos ainda orar e pedir inteligência ao Senhor para aprender Sua Palavra, (SI 119.73). Deus diz através do Apóstolo Tiago "Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, (Tg 1.5).
Infelizmente muitos cristãos não tem desfrutado das bênçãos da Palavra de Deus, simplesmente porque a tomam para ler sem estar numa verdadeira atitude de oração diante do Senhor. Sigamos o exemplo de Daniel, que recebeu a palavra em oração, (Dn 9.21-23).

3. ESTUDE A BÍBLIA COM HUMILDADE
Somente um coração humilde pode compreender a Bíblia. Estudar a Palavra de Deus com humildade é aprender com Jesus, (Mt 11.29).
Muitas pessoas desejam a honra da Palavra de Deus. Gostariam talvez de serem grandes pregadores, ensinadores, entretanto a Bíblia diz que "diante da honra vai a humildade." (Pv 15.33). Humildade para aprender com os ensinos da Bíblia, a ter uma vida transformada na presença do Senhor.
Humildade se faz necessário para nos colocar à disposição do Espírito Santo, para que Ele nos ensine a Palavra de Deus, (Jo 14.26). Infelizmente, muitos cristãos por acharem que já sabem alguma coisa, esquecem-se de se colocar nas mãos do Espírito Santo, perdendo assim a benção de Deus, (Lc 14.11), que nos exalta a seu tempo, (I Pe 5.6). Somente na presença do Espírito Santo iremos conhecer a revelação de Deus, (Ne 9.20).
A humildade no estudo da Bíblia, produz no cristão algo maravilhoso, que capacita-o a pregar ou ensinar com graça. Conforme o Dicionário Brasileiro, graça significa ser atrativo, espirituoso, merecer simpatia, etc. Isso é o que Deus dá aos humildes, (Tg 4.6).
Humildade é acima de tudo, submissão. Para total conhecimento da Bíblia, precisamos nos submeter à vontade de Deus, através da Sua Palavra. Homens que foram submissos a Deus, foram pessoas humildes e de grande valor espiritual. Paulo foi um grande exemplo, (Ef 3.18). Que Deus nos dê humildade.
4. ESTUDE A BÍBLIA METÓDICAMENTE
Infelizmente muitas cristão ainda hoje tem fracassado no estudo das Escrituras por desconhecerem alguns métodos de estudo da Bíblia. Com isso lêem, mas não conseguem formar uma idéia geral da Palavra de Deus.
Existem hoje vários métodos de Estudos da Bíblia. Procuraremos enfatizar alguns que julgamos necessários. Entretanto há muitos livros escritos sobre este tão importante assunto.
A Bíblia, a Palavra de Deus, é o alimento espiritual do cristão. Portanto deve ser lido diariamente. Procure ler a Bíblia todo dia. Procure descobrir o que você mais gosta. Conhecer a vida dos personagens Bíblicos é usar o Método Biográfica. Estudar a Bíblia por assuntos tais como: Igreja, Vinda de Cristo, Fé, Mordomia, etc., é usar o Método Temático. Escolha seu tema de preferência e vá em frente.
Tipologia é estudar os tipos da Bíblia. Você pode tomar as figuras do Antigo Testamento e compará-las com Cristo no Novo Testamento. Ele é a finalidade de toda a revelação Bíblica.
Outra maneira agradável de se estudar a Bíblia é através das profecias. No Antigo Testamento, o cristão encontrará uma infinidade de profecias acerca de Cristo. Procure o cumprimento no Novo Testamento. Você vai se encher de fé por descobrir o cumprimento fiel da Palavra de Deus, e certamente dirá como disse Josué: "Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel tudo se cumpriu." (Js 21.45).
CONCLUSÃO
Aprendermos como estudar a Palavra de Deus é algo essencial na vida do cristão. Existem, na verdade, muitas outras maneiras de se estudar a Bíblia. Procure conhecer mais sobre este assunto tão maravilhoso e certamente sua vida espiritual melhorará cada vez mais. Esta é a vontade de Deus, (Pv 4.18).


Nenhum comentário:

Postar um comentário