segunda-feira, 16 de maio de 2011

A BÍBLIA, SUA UNIDADE SINGULAR

A Bíblia em sua perfeita unidade, só pode ser explicada como um grande milagre de Deus. A maneira como foi escrita, sob as mais diversas circunstâncias, e tudo se encaixando com perfeição em mensagem e conteúdo; só pode ser este, um Livro Divino. Ninguém sabe como estes 66 livros se encontraram e reuniram-se num só volume, isto é obra de Deus. Sabemos perfeitamente que outra obra literária, nas circunstâncias da Bíblia, seria como uma verdadeira Babel (confusão).
Num período de quase 16 séculos, cerca de 40 homens, vivendo sob as mais diversas circunstâncias e em lugares distantes dos três continentes, escrevendo em duas principais línguas, trouxeram nos a revelação de Deus - A Bíblia.
a) A diversidade de escritores. Deus usou para escrever Sua Palavra, homens das mais diversas atividades razão pela qual encontramos os mais diversos estilos de linguagem na Bíblia. Homens como Moisés, um cientista (At 7.22); Josué, um soldado (Ex 17.9); Davi e Salomão, reis e poetas (II Sm 8.15 e Ec 1.12); Isaías, estadista e profeta (Is 6.8); Daniel, ministro do rei (Dn 2.49). Zacarias e Jeremias, sacerdote e profeta (Jr 1.5; Zc 1.1); Amós, cultivador (Am 7.14,15); Pedro, Tiago e João, pescadores (Lc 5.10); Paulo, doutor da lei (At22.3), e muitos outros homens foram assim usados por Deus para revelar-nos Sua Palavra.
Nesta grande diversidade de atividades da vida humana, quando examinamos os escritos destes homens, observamos como eles se completam. Na verdade não foram escritos muitos livros, mas sim um só livro, a maravilhosa Palavra de Deus (SI 119.152).
b) A diversidade de condições. Deus na Sua Soberania permitiu que Sua Palavra fosse escrita nas mais diversas condições, certamente para nos mostrar hoje, que Ele está no controle de tudo. Os escritores escreveram, na cidade, no campo, em palácios, nas ilhas como João (Ap 1.9); nas prisões como Paulo (FI 1.1); nos desertos como Elias (II Cr 21.12). Entretanto a mensagem da Bíblia é uma só "Como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito" (Pv 4.18), esta perfeição é exclusiva do Livro Divino - A Bíblia Sagrada.
c) A diversidade de circunstâncias. Desencontradas foram as circunstâncias em que foram escritos os 66 livros da Bíblia. Davi, homem segundo o coração de Deus, escreveu, por exemplo, o Salmo 24 quando trazia a Arca de Deus à Jerusalém. Salomão certamente escreveu na tranqüilidade do palácio (I Rs 4.32-34); Josué escreveu após grandes conquistas (Js 24.26). Entretanto, apesar da diversidade de circunstâncias, a mensagem, a doutrina e o tema central, são um só.
2. DEUS. SEU AUTOR
Nenhum homem, ímpio, justo, piedoso ou mesmo um judeu, jamais seria autor da Bíblia. Certamente estes homens não fariam um livro que falasse dos seus fracassos, derrotas, pecados, idolatrias e rebeliões contra Deus.
Deus, em verdade, é o autor deste livro maravilhoso e infalível, que revela a salvação, libertação e transformação do homem em uma nova criatura (II Cl 5.1 7).
As evidências confirmam o efeito e a influência da Bíblia em pessoas e nações. A Palavra de Deus tem melhorado o mundo, pelo caráter que molda na vida das pessoas. Muitos, dantes incrédulos, indiferentes, viciados, idólatras, cheios de superstições, que aceitaram este livro, foram por ele transformados, salvos, libertos e santificados.
Nenhum outro livro tem o poder de transformar pessoas, lares e nações (At 19.18-19), como a Palavra de Deus.
3. O ESPÍRITO SANTO E A BÍBLIA
Existe uma harmonia maravilhosa entre o Espírito Santo e a Bíblia. Isto se constata através da participação do Espírito Santo na história da humanidade apresentada na Palavra de Deus.
O Espírito Santo teve uma participação especial e direta na unidade da Bíblia, Ele estava junto aos escritores, inspirando-os nos momentos em que escreviam a mensagem divina, em meio as adversidades de condições e circunstâncias que envolviam os homens de Deus.
Em I Coríntios 2.10, o Apóstolo Paulo diz: "Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito." O Espírito Santo tem desempenhado um papel singular na aplicação da Bíblia em nossas vidas.
Na execução do plano divino, houve o planejamento do Pai, a execução do Filho e a operação do Espírito Santo, só Ele sabe as coisas de Deus, (I Co 2.11), foi Ele quem inspirou os escritores de Deus nessa tarefa singular (II Sm 23.2).
A palavra de Deus nunca esteve só, ela é acompanhada da revelação do Espírito Santo, "Porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus", (I Co 2.lOb). Jesus pôs o Espírito Santo hoje a disposição da Igreja, para aprender com Ele, cada significado espiritual da Bíblia (Jo 14.26), Ele preserva a unidade singular da Palavra de Deus.
Afirmamos nesta lição que nenhum outro livro tem o poder de transformar pessoas, lares e nações, isto somente é possível com a ação direta do Espírito Santo em sua obra convencedora (Jo16.8-11).
CONCLUSÃO
Um arquiteto contratou cerca de 40 homens para que construíssem uma escultura. Para cada homem, independente e sem que soubesse que haviam mais construtores, deu-lhes uma tarefa.
Um ficou incumbido de fazer o pé, o outro o tornozelo, o outro o joelho e assim por diante, sem que soubessem que havia outros trabalhando na mesma escultura.
Após um período de tempo, reuniu todos os construtores, cada um com a sua parte da obra concluída e começou a montar a escultura que para admiração de todos, ficou perfeita. Cada peça se encaixou com uma precisão incrível, como se todos os construtores tivessem trabalhados juntos, calculando cada centímetro da escultura. A unidade das Escrituras é uma das grandes provas de sua origem divina. Ao lermos a Bíblia, acompanhando Sua mensagem, percebemos que uma Única pessoa, Deus, estaria orientando e conduzindo cada escritor, na sua tarefa de executar os propósitos divinos. A Bíblia, como a grande catedral da fé, tem um só arquiteto, Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário