segunda-feira, 16 de maio de 2011

JESUS. O TEMA DA BÍBLIA

TEXTO ÁUREO
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam9'. Jo 5.39
VERDADE PRÁTICA
Por sua humilhação voluntária, CRISTO foi glorificado pelo Pai e feito o tema maior das Escrituras.
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Lc 24.36-47
INTRODUÇÃO
A Bíblia está repleta de JESUS. Toda a profecia o tem como tema. As Escrituras nos fornecem a linha da ascendência do Messias. Ele havia de ser a semente da mulher, da raça de Sem, da linhagem de Abraão, por meio de Isaque e Jacó, da tribo de Judá e da família de Davi.
As Escrituras registram eventos futuros relacionados à Sua pessoa e ministério terreno. Desde o lugar do seu nascimento até a sua segunda vinda e seu reino - tudo foi predito em termos inequívocos, do Gênesis ao Apocalipse.
 
I. CRISTO, DO GÊNESIS AO APOCALIPSE
Estudiosos da Bíblia têm calculado que mais de trezentos detalhes proféticos foram cumpridos em CRISTO. Aqueles que ainda não foram cumpridos referem-se à sua segunda vinda e ao seu reino, ainda futuros.
1. CRISTO no Pentateuco. O Pentateuco compreende os primeiros cinco livros da Bíblia, escrito por Moisés. Eles falam de CRISTO como o descendente da mulher, o nosso Cordeiro Pascal, o nosso Sacrifício pelo pecado, aquele que foi levantado para nossa cura e redenção, e o Verdadeiro Profeta.
2. CRISTO nos livros históricos. Os livros históricos agrupam os livros da Bíblia que vão desde Josué até o livro de Ester. Da dramaticidade dos seus relatos, sobressai a figura singular do Salvador como o Capitão da nossa salvação, o nosso Juiz e Libertador, o nosso Parente Resgatador, o nosso Rei Soberano, o Restaurador de nossas vidas, e a divina corte de apelação das causas perdidas.
3. CRISTO nos livros poéticos. O conjunto de livros que forma a seção dos livros poéticos compreende os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Na Bíblia eles se irmanam na exaltação do Senhor JESUS CRISTO como o nosso Redentor que vive, o nosso socorro e Alegria, a Sabedoria de DEUS só achada pêlos diligentes madrugadores, o Alvo Verdadeiro, e o Amado da nossa alma.
4. CRISTO nos livros proféticos. Os livros proféticos do Antigo Testamento são os livros compreendidos desde Isaías até Malaquias. Neles o espírito profético vaticina a humanização, humilhação e glorificação do Messias de DEUS. Eles o apresentam como o Messias que há de vir, o Renovo da Justiça, o Filho do homem, o Soberano de toda a terra cujo trono jamais será removido, o Marido fiel, o restaurador benevolente, o Divino Lavrador, o nosso Salvador imutável, a nossa Ressurreição e Vida, a Testemunha fiel contra as nações rebeldes, a nossa Fortaleza no dia da angústia, o DEUS da nossa salvação, o Senhor Zeloso, o Desejado de todas as nações, o Pastor ferido, o Sol da Justiça.
5. CRISTO no Novo Testamento. O CRISTO vaticinado no Antigo Testamento encontra nos escritos do Novo Testamento a Sua maior expressão. Este o apresenta como o Messias manifesto, o Servo de DEUS, o Filho do homem, o Filho de DEUS, o Senhor redivivo, a divina causa da nossa justificação, o Senhor nosso, a nossa Suficiência, o nosso Libertador do jugo da lei, o nosso Tudo em todas as coisas, a nossa Alegria e Gozo, a nossa Vida, Aquele que há de vir, o Senhor que vai voltar, o nosso Mestre, o nosso Exemplo, o nosso Modelo, o nosso Senhor e Mestre, o nosso Intercessor junto ao trono do Pai, a Preciosa Pe- dra Angular da nossa fé, a nossa Força, a nossa Vida, o nosso Caminho, Aquele que há de vir com milhares dos seus santos e anjos, e o Triunfante Rei dos reis e Senhor dos senhores.
 
II. JESUS APROVOU A BÍBLIA
Muitas pessoas sabem quem é JESUS; crêem que Ele fez milagres; crêem em Sua ressurreição e ascensão, mas não crêem na Bíblia. Essas pessoas deveriam saber que:
 
1. JESUS leu a Bíblia. (Lc 4.16-21).
2. JESUS ensinou a Bíblia. (Lc 24.25-27).
3. JESUS chamou a Bíblia de "A Palavra de DEUS". (Mc 7.11-13).
4. JESUS cumpriu a Bíblia. (Lc 24.44).
 
A referência de Lucas 24.44 é muito importante, porque aí JESUS põe sua aprovação em todas as Escrituras do Antigo Testamento, A Bíblia de seus dias, pois Lei, Profetas e Salmos^ eram as três divisões da Bíblia nos dias em que o Novo Testamento ainda estava sendo formado.
JESUS também afirmou que as Escrituras são a verdade (Jo 17.17). Ele viveu e procedeu de acordo com elas (Lc 18.31). Declarou que o escritor Davi falou pelo ESPÍRITO SANTO (Mc 12.35,36). No deserto, ao derrotar o inimigo, fê-lo citando a Palavra de DEUS (Pt 8.3; 6.13,16;
Mt 4.1-ll).
 
QUESTIONÁRIO
1. De acordo com a lição, qual o grande tema da Bíblia?
2. Em qual grupo de livros da Bíblia CRISTO é apresentado como o nosso Sacrifício pelo pecado?
3. Em qual Ele é apresentado como o Capitão da nossa salvação?
4. Em qual Ele é apresentado como o nosso Redentor que vive?
5. Em qual Ele é apresentado como o Sol da Justiça?
6. De que modo JESUS aprovou a Bíblia?
7. Qual a importância da referência de Lucas 22.44, quando JESUS faz menção da Lei, dos Profetas e dos Salmos?
8. Que arma JESUS usou para derrotar a Satanás no deserto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário