segunda-feira, 16 de maio de 2011

BÍBLIA, LIVRO INFALÍVEL

INTRODUÇÃO
Descobrir na Bíblia e no cumprimento de suas profecias, provas de sua infalibilidade, se constitui para o cristão algo maravilhoso. Tudo isto o leva a confirmara autoridade da Palavra de Deus. O Novo Testamento confirma muitas promessas feitas no Velho Testamento, principalmente concernente à Jesus. E as profecias proferidas por Ele nos Evangelhos, muitas delas se cumpriram, e outras ainda se cumprirão. A Bíblia traz relatos científicos, os quais se evidenciam a cada dia. Tudo isto, e ainda mais, o testemunho de nossa transformação, faz da Bíblia, um livro infalível,
1. BÍBLIA, INFALÍVEL NA HISTÓRIA
A Bíblia não é apenas um livro de conceitos ou normas, é também um livro histórico, pois trata com muita veracidade a história do povos e nações do mundo antigo.
Destacamos nesta lição a importância histórica de Israel, nação que até hoje mexe com o mundo, nação que se tornará uma pedra pesada para todos os povos (Zc 12.2). A Bíblia é infalível quando trata da história do povo de Deus, pois esta história se mistura com o próprio Deus e Sua fidelidade. Fidelidade na chamada de Abraão, (Gn 12.1-3).
A partir desta chamada e a obediência, Abraão se torna pai de uma grande nação. Todos os acontecimentos concernentes a vida espiritual e nacional de Israel foram preditas por Deus a Abraão, (Gn 15.13), Isaque (Gn 26.3); Jacó (Gn 28.13,14).
Fidelidade no estabelecimento da nação (Js 24.13). A Bíblia registra de maneira maravilhosa a entrada da família no Egito, apenas setenta almas (Gn 46.27), fala ainda de sua espetacular saída debaixo da proteção do Sangue do Cordeiro (Ex 12.13), levando consigo a prata e o ouro do Egito (Ex 12.35-36), que foram entregues como oferta ao Senhor (Ex 35.5-22).
Agora sob o comando de Josué, a nação entra em Canaã e desaloja seus moradores conforme a Palavra do Senhor (Js 11.19) e se firma como nação (Is 26.2). Fidelidade no tratamento com seu povo, (Lm 5.16).
Por causa de sua desobediência, o povo de Deus sofreu com o exílio. Israel foi para Assíria (II Rs 17.6), Judá para Babilônia (II Rs 24.10). O cativeiro babilônico havia sido predito, (Jr 25.11), bem como o retorno sob as ordens de Ciro. (II Cr 36.22,23). Assim Deus cumpre Suas Palavras. No Novo Testamento Jesus predisse a destruição de Jerusalém (Mt 24.2). O fato aconteceu no ano 70 da era cristã, vindo Israel se estabelecer como nação em 1948. A restauração nacional de Israel predita por Ezequiel (Ez 36.25-27), principalmente no capitulo 37, tem se cumprido diante de todos nós. É a figueira dando seus frutos (Mt 24.32).
2. BIBLIA, INFALÍVEL NAS PROFECIAS
A infalibilidade das Escriturasse acentuam principalmente nas profecias, é nelas que encontramos o verdadeiro cumprimento da Bíblia. Das inúmeras profecias vamos destacar algumas. Profecias concernentes a nação de Israel, foram proferidas por Jacó. (Gn 49.1), aos filhos de Israel, as quais foram se cumprindo com o estabelecimento das tribos. Dentre elas destacamos o verso 10 em que mostra os reis procedendo de Judá.
A Profecia acerca de Josias, foi preferida de maneira maravilhosa, quase 300 anos antes de seu nascimento, por um "homem de Deus", no tempo de Jeroboão, filho de Salomão (I Rs 13.2). Dentre as muitas profecias de Isaías, no capitulo 21 de seu livro, encontramos uma célebre predição contra Babilônia. No verso 9, vemos a descrição profética da tomada da cidade, No livro do profeta Daniel 5.28, esta profecia foi cumprida da parte de Deus, quando Belsazar, filho de Nabucodonosor, dava uma grande festa carnal, Os versos 30 e 31 encumbem-se de encerrar a profecia.
O testemunho das profecias é grandioso no que diz respeito a Jesus Cristo. Inúmeras foram as predições proféticas. Acerca de seu nascimento (Is 7.14), de sua ida ao Egito, (Os 11.1), por causa da perseguição de Herodes (Mt 2.13). Isaías fala bastante sobre o Filho de Deus (Is 9.6). Ele diz sobre seu ministério através de seus nomes, no capítulo 42 fala de seu comportamento diante das situações. No capítulo 53 encontramos a profecia do sofrimento, morte e ressurreição do Senhor Jesus.
Todas estas profecias tiveram o seu fiel cumprimento no devido tempo. Cabe portanto a nós, servos do Senhor, estudar as profecias Bíblicas com amor, oração, e à luz do Espírito Santo, o real intérprete da Bíblia, vamos comprovar a infalível Palavra de Deus.
3. BIBLIA, INFALÍVEL NA CIÊNCIA
A verdadeira ciência tem sido uma autenticadora das verdades bíblicas. A ciência tem encontrado através da observações, experiências e definições exatas, a ação e o poder criador de Deus. Sabemos entretanto, que há muitas teorias e definições científicas que procuram contradizer a Bíblia, mas pela própria Palavra, entendemos ser: "a falsamente chamada ciência", (I Tm 6.20).
A Bíblia é a revelação de Jesus Cristo, e nEle estão escondidos todos os tesouros da Ciência, (Cl 2.3). Por esta razão a Palavra de Deus confirma a legítima ciência trazendo em seu conteúdo as grandes afirmações científicas.
Em Jó por exemplo, encontramos que a terra está suspensa sobre o nada, (Jó 26.7) e que no seu interior há fogo (Jó 28.5). Em Isaías encontramos que a terra é redonda, (Is 40.22) e Jonas dá seu testemunho a ciência dizendo que há montanhas no fundo do mar (Jn 2.6). Em tudo isto, e muito mais revelado nas Escrituras verdades sobre química, geografia, história, mineral, etc... Se confirma a Palavra de Deus, como infalível na ciência, Todas as leis que regem este imenso universo, determinando os tempos e as estações, os movimentos da terra, as marés, alta e baixas, é sustentado pela Palavra do Seu poder (Hb 1.3). Ele é o Senhor, que até o vento e o mar lhe obedecem (Mt 8.27).
4. BÍBLIA, INFALÍVEL NO FUTURO
O futuro tem sido tema de estudos e observações por parte de muitos futurólogos. Entretanto, para o povo de Deus, o futuro já está revelado através das páginas da Bíblia Sagrada. É no livro do profeta Isaías que encontramos esta célebre declaração: "Que anuncio o fim desde o princípio..." (Is 46.10). Sim, pela revelação Bíblica o cristão sabe desde o princípio o fim de todas as coisas segundo o propósito Divino (Is 42.9). O futuro da Igreja é algo que o povo de Deus conhece, pois o próprio Senhor Jesus Cristo falou acerca disso (Jo 14.1-3). Na Sua oração sacerdotal, foi confirmado este desejo do Senhor (Jo 17.24).
O futuro dos que morrem em Cristo está garantido pela Palavra de Deus (ITs 4.14). Esta garantia é firmada na ressurreição do Senhor, como sendo o primeiro que se levantou da morte (I Co 15.20), trazendo as chaves em sua mão (Ap 1.18).
O futuro de Israel, está de maneira gloriosa revelado na Bíblia, (Rm 11.1). O apóstolo Paulo fala ainda em Romanos 10.1 sobre o desejo do seu coração: a salvação de Israel. Israel vive hoje dias de sonolência espiritual (Rm 11.8). Isto permanecerá até a plenitude dos gentios (Rm 11.25), quando então o Senhor tratará novamente com Seu povo salvando-os poderosamente (Rm 11.26).
O futuro das nações gentílicas não pode ficar esquecido nesta lição, pois quando o Senhor estabelecer o seu reino milenial, cumprir-se Mateus 25.31-46. O Senhor reunirá as nações para um acerto de contas (Mt 25.32). Haverá separação entre ovelhas e bodes, aqueles que socorreram Israel na sua aflição (Mt 25.35,36), e aqueles que não ajudaram, e sim os perseguiram, (Mt 25.41-43). Biblicamente, todo o futuro já está revelado, aqueles que tem a Unção do Santo sabem estas coisas (I Jo 2.20), e podem dizer: Ora vem Senhor Jesus." Ap 22.20.
CONCLUSÃO
A infalibilidade da Bíblia é algo incontestável, pois todas as suas afirmações, predições e revelações se confirmam a cada dia. E sem duvida uma grande prova de sua inspiração Divina. A Bíblia tem recebido por parte dos céticos, incrédulos e obstinados diversas críticas, entretanto por parte daqueles que a lêem e encontram nela a Palavra de Deus, a Bíblia tem sido defendida e enaltecida, pois o fato dela se cumprir em nossa vida, a torna um livro infalível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário