segunda-feira, 16 de maio de 2011

A BÍBLIA, INSPIRAÇÃO DIVINA

Uma das artimanhas de Satanás é desacreditar a Palavra de Deus, como palavra inspirada, usando fatos e argumentas contra a Bíblia. Entretanto Deus (Hb 1.1) tem falado aos homens, inspirado outros, movido seu Espírito Santo para comunicar com exatidão a Mensagem Divina, tornando assim a Bíblia, diferente de todas os demais livros escritos na face da terra.
Conhecer a Inspiração Divina da Bíblia é conhecer o próprio Deus, movendo-se através do tempo, usando vidas chamadas e consagradas, (Is 6.8) para realizar Seus propósitos.
1. COMPREENDENDO A INSPIRAÇÃO DIVINA
Para que Sua palavra chegasse à nós, Deus usou homens, que foram auxiliados e diretamente assistidos pelo Espírito Santo, a fim de não permitir que eles cometessem erros quando escreviam o registro fiel e verdadeiro da Palavra de Deus. Foram inspirados, nas ocasiões em que Deus pelo Seu Espírito atuava em seus corações (II Pd 1.21). Eram homens cheios de fraquezas, dúvidas, negações, divergências, etc, mas quando estavam sob a atuação do Espírito de Deus, jamais falharam, pois estavam nas mãos de Deus.
O apóstolo Paulo, homem de Deus, afirma a inspiração da Palavra dizendo "toda a Escritura divinamente inspirado é proveitosa..." (II Tm 3.16) Paulo cria na inspiração da Bíblia. A inspiração de Deus sobre a vida dos escritores do Livro Sagrado foi algo maravilhoso. Os autores dos Livros históricos, por exemplo, puderam separar a verdade do erro quando buscavam as bases para suas narrativas. Na verdade, os Livros históricos estão recheados de ensinos vitais para nossa vida espiritual. O apóstolo Paulo falou disso (1 Co 10.11). Enfim, temos nas mãos um Livro em que todos os registros foram inspiradas por Deus, a fim de que todo o ensino necessário acerca de todas as coisas da vida, fossem transmitidos de maneira singular.

2. TEORIAS SOBRE INSPIRAÇÃO DIVINA
A Inspiração da Bíblia é aceita pelos cristões em Cristo Jesus, que encontraram na Palavra de Deus uma nova razão de viver. Por outro lado, existe uma infinidade de pessoas que, por ainda não terem sidas transformadas pela Bíblia, formam teorias sobre a Inspiração, criando com isso discussão sobre este assunto tão maravilhoso.
Vamos portanto observar algumas dessas teorias:
a) Alguns afirmam que os homens que escreveram a Bíblia tiveram apenas uma intuição, dizendo que houve apenas a manifestação do conhecimento natural da verdade. A intuição faz parte do ser humana normal, e muitas vezes leva-o a escrever livros sagrados, científicos, filosóficos e desse modo se pode até conhecer a verdade, sem necessidade da inspiração do Espírito de Deus. Essa teoria entretanto procura negar a pessoa de Deus, que é a Verdade suprema e o Único que a pode revelar.
b) Outros ainda dizem que a inspiração das Escrituras é apenas parcial, onde umas partes da Bíblia foram inspiradas e outras não. Com isto afirmam que a Bíblia contém a Palavra de Deus, quando na verdade a Bíblia é a Palavra de Deus.
c) Uma outra teoria diz que apenas foi inspirada as idéias da Bíblia, ficando as palavras a cargo dos escritores.
Existem ainda outras teorias que foram criadas pelos homens ímpios para tentarem anular a Palavra de Deus. Cremos que qualquer criatura pode experimentar o poder da Bíblia em sua vida, basta deixar as teorias e viver na prática a Palavra de Deus.
3.EVIDENCIAS DA INSPIRAÇÃO
Está claro para nós, o povo de Deus, que a inspiração da Bíblia é Divina, plenária e verbal.
Nós que a cada dia sentimos em nossas vidas o resultado direto da ação da Palavra, cremos ser ela de inspiração divina. Em toda a Bíblia descobrimos a ação direta do Espírito Santo, agindo poderosamente em cada escritor.
Ao lermos a Bíblia, não encontramos apenas idéias ou conceitos, mas nos deparamos com uma mensagem plena, completa e incisiva na sua revelação, como resultado de uma inspiração plenária.
Ao estudarmos a Bíblia, cada palavra tem um ensino maravilhoso, até mesmo aquelas que trazem as afirmações de homens ou de Satanás. Neste caso as palavras que eles pronunciaram não foram inspiradas, mas o registro dessas palavras foram. Entendemos assim, que o Espírito Santo guiou o escritor sagrada na escolha das palavras que ele usou, respeitando certamente seu estilo, sua atividade humana, seu vocabulário, para que não viessem a cometer erros de qualquer espécies. Esta é a inspiração verbal.
O leitor da Bíblia deve, portanto, estar preparado e disposto a receber toda a Palavra de Deus como sendo um Livro plenamente inspirado por Deus.
O Senhor Jesus Cristo, no seu tempo aceitou as Escrituras, e delas testificou, (Lc 24.44), confirmando sua fatal inspiração.
O apóstolo Paulo na sua última carta coloca toda a Escritura debaixo do manto sagrado da inspiração Divina, (II Tm 3.16).
4. PROVAS DA INSPIRAÇÃO DIVINA
A própria Bíblia apresenta-nos provas de sua total inspiração Divina.
O Antigo Testamento está repleto de afirmações que nos mostram a inspiração da Palavra. O próprio testemunho dos profetas, que foram usados por Deus nos leva a crer assim. Movidos pelo Espírito Santo eles diziam. "O Senhor disse a Moisés" (Ex 4.19); "Visão de Isaías" (Is 1.1); "Assim veio a mim a palavra do Senhor" (Jr 1.4); "A Daniel Deus apareceu em sonhos e visões" (Dn 7.1); "Palavra do Senhor, que foi dirigida a Joel" (Jl 1.1) e assim a tantos outros no Antigo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário