segunda-feira, 16 de maio de 2011

A BÍBLIA DISSIPANDO TREVAS

INTRODUÇÃO
Após a queda, o homem passou a conhecer trevas. A sombra da morte passou a rondar sua vida. A raça humana encontra-se agora num vale espiritual e toda sorte de trevas tentam cobri-los. Encontramos na Bíblia, os mais diversos tipos de trevas, que tem atacado o homem, na sua fraqueza espiritual. São trevas materiais, e trevas espirituais, que atacam sua mente, (I Co 4.4). Assim o homem sem Deus, está debaixo do poder das trevas.
Através de Sua Palavra, Deus dissipa toda a treva, resgatando-nos à Luz de sua presença.

1. TREVAS APÓS A QUEDA
O Senhor Deus, ao colocar o homem no Jardim do Éden, deu-lhe recomendações quanto ao mundo físico e espiritual, (Gn 2.15-17). Durante o tempo que esteve habitando no Jardim, o homem muito aprendeu de Deus e desfrutou grandemente de Sua presença. O homem vivia num ambiente de luz, não conhecia as trevas, (I Jo 1.5). A queda havia sido predita pelo próprio Deus, (Gn 2.17), conquanto que o homem fosse vigilante quanto à ordenança Divina.
Em Gênesis cap. 3, encontramos toda a triste história da queda, e o início das trevas que agora passam a cobrir os ilustres moradores do Éden. O homem caído, passa a viver sob a sombra da morte, (Gn 3.19). Dores e sofrimentos fazem agora parte da vida do casal. A terra sofre maldição, (Gn 3.17), o caminho para a Árvore da Vida é fechado, (Gn 3.24). Trevas cobrem a terra.
O primeiro resultado da queda, vem com homicídio. Caim mata Abel, (Gn 4.8). A geração humana se espalha, a ordem divina de frutificar e multiplicar, está sendo obedecida, (Gn 4.17-22). Com o nascimento de Enos, a Bíblia diz "então, se começou a invocar o nome do Senhor", (Gn 4.26).
Na multiplicação dos homens, veio a corrupção do gênero humano, (Gn 6.5), intervindo Deus com uma solução, a Arca, (Gn 6.14). Mas nem todos se salvam, somente Noé e sua família, (Gn 7.1).
As trevas cobrem a terra, os homens intentam contra a vontade de Deus, (Gn 11.4), forçando mais uma vez Sua intervenção para que Seus propósitos sejam estabelecidos, (Gn 11.7,8). Em tudo isto, vimos Deus agindo com Sua palavra poderosa, dissipando as trevas que iam de encontro aos Seus planos para salvação do homem.
2. TREVAS DO POVO DE DEUS - ISRAEL.
Para estabelecer Seu grande plano de salvação, Deus precisa de um povo na terra. Para isto chama um homem, Abraão. Com este homem faz concertos, (Gn 12.1-3), e estabelece-se uma grande nação, (Gn 15.5 e Ex 12.37,38) Na esperança, que este povo fosse a Luz das nações, (Ex 19.6), sacerdotes santos. Entretanto densas trevas espirituais tomam conta do povo de Deus. Usando Sua palavra através dos profetas, Deus espera dissipar as trevas de Israel, (Jr 35.15). Na verdade até Jesus encontrou um povo em trevas, (Mt 13.14,15). Por esta causa o apóstolo Paulo fala em Romanos 11.1, que Deus não rejeitou Seu povo, pelo contrário, as trevas de Israel que persistem até hoje, (Rm 11.8), serão dissipadas na plenitude dos tempos, (Rm 11.12).
Deus através da Sua Palavra revela que Israel será convertido, (II Co 3.16), e sob as bênçãos do Senhor, o povo de Deus será sua luz para as nações em trevas, (Is 60.2,3). Israel, neste tempo, estará experimentando grandes transformações, (Is 60.18), Deus estará presente no meio do Seu povo, dissipando toda treva espiritual, (Is 60.19), trazendo salvação e luz para aqueles que temerão ao Senhor, (Ml 4.2). A Palavra de Deus, será tão poderosa no seu efeito, que todo tipo de trevas serão banidas do meio do povo de Deus, pois a Palavra de Deus estará nos seus corações, (Jr 31.33,34). Onde a Palavra de Deus está, toda treva é dissipada.
3. DISSIPANDO AS TREVAS DOS GENTIOS
Falamos no início da lição sobre as trevas através da queda do homem no jardim do Éden. Caminhamos um pouco mais sobre as trevas na vida de Israel. Entretanto precisamos ver como está a situação do mundo em geral, concernentes às trevas espirituais. As Palavras do Senhor Jesus, define a situação do mundo, (Jo 1.5). As trevas não compreenderam a luz, (Jo 3.19), pelo contrário, a luz foi aborrecida, rejeitada, mas a Palavra do Senhor Jesus surge como um aviso divino, (Jo 12.36).
Pela Palavra de Deus, entendemos que as trevas que cobrem o mundo dos gentios, na verdade são trevas satânicas, as quais estão na mente das pessoas que não conhecem a luz, (II Co 4.4). Estas trevas produzem obras infrutuosas, que devem ser condenadas, (Ef 5.11). Mas infelizmente não temos feito como a Palavra de Deus manda, e por isso, muitas vezes as trevas nos envolvem em alguma circunstância. Jesus nos advertiu sobre isto em João 12.35, Ele disse: "Para que as trevas não vos apanhem".
Toda treva pode ser dissipada com a luz, nós somos a luz do mundo, (Mt 5.14). Temos as armas da luz, (Rm 13.12b), com elas podemos combater, lutar e dissipar, (El 5.13) toda manifestação de trevas no mundo dos gentios, daqueles que ainda não conhecem a luz, (Lc 2.32).
O apóstolo Paulo, pelo Espírito Santo, coloca à disposição da Igreja as armas, com as quais podemos dissipar todo bloqueio, toda fortaleza, que as trevas tenham feito, (II Co 10.4). A Palavra manda destruir todos os conselhos e levar cativo todo o entendimento à obediência de Cristo, (II Co 10.5).
4. DISSIPANDO AS TREVAS SATÃNICAS
Pela Palavra de Deus entendemos que, há vários tipos de poder.
Um deles é o poder das trevas. Até o próprio Jesus sentiu a presença deste poder, quando fora preso, (Lc 22.53). Trevas satânicas começaram a se formar, na tentativa certamente de dominar a situação. Desde que fora lançado dos céus, Satanás, domina o reino das trevas, (Ef 6.12). Entretanto, através da Bíblia, verificamos que este reino terá fim, (Ap 20.10).
Através de Sua Palavra, Deus tem revelado seu grande propósito, de dissipar toda treva, (Gn 1.2,3). Tirar, através de seu Filho, Jesus Cristo, vidas que estão ainda neste reino tenebroso, (CI 1.13), fazendo-as nascer de novo, para que possam ver o reino de Deus, (Jo 3.3).
Para este trabalho maravilhoso de dissipar as trevas satânicas, Deus conta com a Igreja. A Igreja é o corpo vivo de Jesus Crista, do qual Ele é a cabeça, (CI 1.18). O Senhor Jesus Cristo disse: "Vós sois a luz do mundo" (Mt 5.14). Como luz, cabe a Igreja colocar-se diante das trevas, dissipando-as com uma verdadeira vida de testemunho diante dos homens, (Mt 5.16). Jesus deu aos Apóstolos e consequentemente à Igreja, poder sobre as trevas em todas as formas de manifestação, (Mt 10.1).
A Igreja é hoje portadora da Palavra de Deus, a espada do Espírito, que deve ser usada neste tempo em que as trevas cobrem a terra. O verdadeiro cristão em Cristo Jesus sabe o que a Palavra de Deus é para sua vida, (SI 119.105). Com isto, cumpre-se na vida dos Filhos de Deus, o que o grande sábio Salomão disse: "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito," (Pv 4.18).
CONCLUSÃO
Concluímos esta tão importante lição, conhecendo o valor eficaz da Bíblia para afastar, banir e dissipar as trevas que desde a queda de Lúcifer tem tentado obscurecer os propósitos Divinos para salvação do homem.
Gênesis 1.3, revela-nos todo o propósito de Deus. Onde havia trevas disse Deus: "Haja luz", e a Bíblia afirma, "e houve luz". Deus, o Todo Poderoso, com Sua palavra dissipa toda treva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário