segunda-feira, 16 de maio de 2011

A BÍBLIA, UM LIVRO DOUTRINÁRIO

INTRODUÇÃO
A grande preocupação de Deus, o Pai é ensinar seus filhos, concernentes à sua vontade. Doutrina é ensino, e Deus desde o Éden, tem ensinado ao homem Suas Leis, através do relacionamento pessoal (Gn 1.28). No Sinai há uma demonstração maior, quando a Lei é escrita, (Ex 24.12), e torna-se padrão moral e espiritual do povo de Deus. Com Cristo chega a graça e a verdade, (Jo 1.17), trazendo grandes revelações do Pai, resumindo a Lei, a um só Mandamento, (Jo 13.34). Com tudo isto, está provado que a Bíblia é um livro doutrinário, trazendo à nós o verdadeiro ensino de Deus.
1. A BÍBLIA DEFINE A DOUTRINA
A Bíblia, Palavra de Deus, chega a nós como um grande compêndio de ensino ou de instruções, que significam "doutrinas". Tudo isto, pode ser definido como as verdades fundamentais da Bíblia, trazidas em forma sistemática.
A doutrina é também uma ciência. pois apresenta uma disposição sistemática e lógica de fatos comprovados.
A doutrina é também a revelação da Verdade como se acha nas Escrituras. Todas as declarações dos homens, acerca dessas Verdades, apresentados em uma confissão de fé, chama-se Dogma.
A Bíblia, em suas palavras, defende a importância da Doutrina (I Tm 4.16). Pessoas há que procuram discernir o valor dos ensinos doutrinários; outros dispensam julgando serem desnecessários.
A doutrina Bíblica, dá sentido à vida espiritual, mostra o rumo que devemos seguir ao destino celestial.
A doutrina é definida pela Bíblia como boa, (Pv 4.2), e seu conhecimento molda o verdadeiro caráter cristão, (v 4.9).
O conhecimento doutrinário leva-nos a um crescimento perfeito em Cristo Jesus, (Ef 4.15), tirando-nos da condição de meninos espirituais, (Ef 4.14), tornando-se assim, um verdadeiro baluarte contra o erro, (Mt 22.29). O dever do cristão é manejar bem a Palavra da Verdade, (II Tm 2.15), isto é, conhecer bem Suas doutrinas.
2. A BÍBLIA DIVIDE AS DOUTRINAS
A Bíblia apresenta-nos grandes divisões da doutrina. Conhecer cada uma delas é tarefa de cada amante da Palavra de Deus. A medida em que vamos lendo a Bíblia, encontramos partes dessas doutrinas importantíssimas ao crescimento espiritual.
Todo o conhecimento de Deus revelado na Bíblia, é classificado como "A doutrina de Deus", a famosa "Teologia", de onde tem surgido infelizmente, muitas heresias. O escritor aos Hebreus diz "porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe" (Hb 11 .6b). Muitos estudam Deus sem fé, e sem fé é impossível agradar-Lhe. (Hb 11.6a).
No mundo espiritual a Bíblia apresenta os anjos. Os anjos são seres espirituais criados por Deus, para louvor de Sua glória (Ap 5.11). Ao apreciarmos esta doutrina vamos encontrar diversos tipos de anjos, suas obras e encontramos também os anjos caídos, a triste queda de Lúcifer. (Is 14.12). e todo o efeito que ele tem trazido à criação de Deus, (I Jo 5.19).
Toda a revelação Bíblica tem dois pontos em comum: Deus e o homem. Estudar o homem através da Bíblia é conhecer sua doutrina. O homem um ser formado, a imagem e semelhança de Deus, (Gn 1.26), tropeça nas suas relações com seu Criador, por causa de sua desobediência, e aí passamos a conhecer outra grande doutrina, a doutrina do pecado, seus efeitos sobre a humanidade até aos nossos dias. Morte e destruição passam a fazer parte da história do homem.
Assim, as grandes doutrinas da Bíblia são apresentadas, de maneira clara, através da Bíblia. A partir de um tema poderá o estudante da Bíblia conhecer as suas doutrinas.
3. A BÍBLIA REVELA A DOUTRINA
A Bíblia é um Livro de revelações. E a revelação de Deus para o homem é progressiva, (Os 6.3).
A primeira grande revelação Bíblica é sobre Deus: Em todo o Antigo Testamento vemos a grande Obra de Deus sendo realizada como um grande planejamento a ser executado por alguém mais a frente. Deus é na verdade o Arquiteto de toda a Obra em favor de Israel e do homem perdido. No Seu planejamento, Deus estabeleceu princípios, os quais foram colocados para o homem no Jardim do Éden, para os patriarcas. para Israel, e também para as nações gentílicas. Deus sempre aponta para algo que viria, e satisfaria todo o desejo dos corações, (Ag 2.7).
A segunda grande revelação Bíblica é sobre Jesus. O apóstolo Paulo, homem de Deus, diz que Ele veio no tempo certo, (Gl 4.4), para realizar todo o propósito Divino (Hb 10.7).
Jesus, o Filho de Deus, é o executor das Obras do Pai, (Jo 1.3). manifestando-se agora para realizar a Obra maior, a Redenção.
Ninguém poderia fazer o que Ele fez, nos substituir no sacrifício do calvário. (Jo 15.13). derramar a Sua alma em morte, (Is 53.12), para que tivéssemos vida, e vida com abundância, (Jo 10.10).
A terceira grande revelação Bíblica é sobre o Espírito Santo. Como no princípio o Pai apontou para o Filho, nos Evangelhos, Jesus, o Filho, aponta para o Espírito Santo, (Jo 16.7), fala dele como uma pessoa que o substituirá, (Jo 16.13).
Jesus ainda revelou muitas coisas acerca do Espírito Santo, a maioria deles estão no Evangelho de João, escrito para a Igreja.
O Espírito Santo na Bíblia é apresentado como o renovador, (SI 104.3). No princípio quando tudo era caos, o Espírito Santo se movia, (Gn 1.2), certamente preservando, aguardando o momento da atuação de Deus, (Gn 1.3).
Ao longo da Bíblia, todo o trabalho do Espírito Santo é de renovação, (Zc 4.6). Ele renovou a Igreja no Pentecoste, batizando-os com línguas de fogo, e todos foram cheios do Espírito Santo, (At 2.1-40).
A partir desta presença poderosa, o Espírito tem agido até os nossos dias, cumprindo cabalmente seu papel na grande Obra de Deus, (I Jo 5.7,8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário