segunda-feira, 16 de maio de 2011

A BÍBLIA, SEU VALOR ESPIRITUAL

1. A BÍBLIA, SEU VALOR COMO LIVRO
Qual o valor de um livro? sua capa? seu volume? seu acabamento? ou seu conteúdo? A Bíblia é este livro de valor, pois seu conteúdo ultrapassa todos os limites do homem, suas palavras vieram do céu, (Sl 119.89), São palavras que produzem vida, (Jo 6.63).
Desde o princípio Deus estabeleceu que Suas palavras fossem escritas num livro, (Ex 17.14).
Havia em Israel outros livros, principalmente o livro histórico dos Reis, (II Cr 35.27). Entretanto o livro que trouxe o avivamento em Judá foi o livro do Senhor, (II Rs 23.2,3), no tempo do rei Josias.
Ao retornarem do cativeiro, os poucos judeus que vieram a Jerusalém fizeram um grande ajuntamento na praça. (Ne 8.3), onde Esdras, o Sacerdote, trouxe o Livro de Deus e o abriu diante do povo. (Ne 8.5). explicando seu valor espiritual, (Ne 8.8), o que trouxe um grande despertamento para o povo de Deus (Ne 8.17).
No ministério do profeta Jeremias, Deus, preocupado com Suas palavras, pediu que fossem escritas num Livro, (Jr 36.2), e que fossem lidas diante do povo, (Jr 36.6).
Daniel, homem de Deus, descobriu o número de anos do Cativeiro pelos livros, (Dn 9.2), certamente os livros dos profetas, a partir daí começou a orar, (Dn 9.3).
Nosso Senhor Jesus Cristo, deu importância e valor ao Livro Divino, pois quando em Nazaré, sua cidade natal, foi a sinagoga e tomou o Livro do profeta Isaías, leu aos ouvidos do povo, (Lc 4.17) autenticando o valor e o cumprimento da profecia, (Lc 4.21).
Deus na Sua sabedoria propôs uma coleção de livros pequenos, a qual o Seu povo, em todo o mundo poderia manusear. Isto é a Bíblia, (Jo 21.35).
2. BÍBLIA, SEU VALOR COMO ALIMENTO
Assim como o corpo físico, templo do Espírito Santo, precisa do alimento material, nosso espírito e alma necessitam do alimento espiritual, (Dt 8.3). Este é o princípio estabelecido por Deus, para o Seu povo valorizar Sua palavra como alimento.
O próprio Senhor Jesus autenticou a palavra do Pai, diante de Satanás, (Mt 4.4), " Nem só de pão..." disse Jesus, mostrando-nos a necessidade do pão espiritual, a Palavra de Deus, para cada dia de nossas vidas.
A Palavra de Deus, como alimento espiritual, é comparada a:
a) mel, o Salmo 119.103 nos apresenta a Palavra "mais doces do que o mel", ele fala do sabor espiritual da Bíblia, da doçura que ela produz numa vida amarga.
b) leite, o primeiro alimento do recém-nascido, é também indicado para aqueles que iniciam na fé cristã, (Hb 5.13). O escritor aos Hebreus fala ainda de crentes que como tempo já deveriam provar alimentos sólidos, entretanto ainda precisam de leite, (Hb 5.12). Toda doutrina inicial e os primeiros rudimentos das palavras de Deus, é leite espiritual para os que nasceram de novo, (Jo 3.3).
c) alimento sólido, é para aqueles que superaram a infância espiritual, quando se necessita comer algo mais forte, como os cultos de doutrina da Igreja. (Hb 5.14).
Há na Palavra de Deus alimentos sólidos, mistérios, coisas grandes e firmes que não sabes, (Jr 33.3). Busque na Bíblia o alimento que você precisa.
3. BIBLIA, SEU VALOR COMO GUIA
Segundo o dicionário, a palavra guia, dentre outras coisas significa, caderno ou livro que contém indicações úteis acerca de lugares, horários, roteiros, etc. Ao abrirmos a Palavra de Deus, deparamos exatamente com a afirmação do dicionário, pois encontramos na Bíblia fielmente o roteiro perfeito de Deus para alcançarmos aqui na terra uma vida plena de Sua presença e o caminho de Deus para chegarmos as mansões celestiais, (Jo 14.6). No passado. quando Deus tirou Seu povo do Egito. para que fossem orientados acerca de Sua vontade, foi-lhes dado a Lei, que consistia em guia espiritual, moral e pessoal para cada família de Israel, (Dt 4.5,6).
No presente, temos as palavras dos profetas, os ensinos do Senhor Jesus, a história da Igreja, as Epístolas, enfim, temos nas mãos um Livro por excelência que nos leva a salvação, (At 4.1 2), nos conduza uma vida de vitória, (Rm 8.37), nos ensina acerca da vida, valorizando-nos diante das situações. (Lc 12.22-34).
A Bíblia se constitui portanto num guia perfeito para as situações da família hoje, colocando a ordem de Deus em nossas vidas, (Ef 6.1-4), orientando os empregados crentes que muitas vezes relaxam com seus compromissos. (Ef 6.5-8) Da mesma forma fala aos patrões crentes, que muitas vezes desconhecem os mandamentos de Deus, (Ef 6.9).
Como guia a Bíblia, dá orientações gerais que as vezes não sabemos como fazer, (I Co 10.23), orientando acerca da vontade de Deus para nossas vidas, (Ef 5.17,18). Se buscas um caminho, se buscas uma direção. se buscas o céu, o seu guia é a Bíblia, (Sl 119.105).
4. BÍBLIA, SEU VALOR ESPIRITUAL
Os dias de hoje tem sido marcados por uma verdadeira corrida ao mundo espiritual. Cremos ser um dos sinais da vinda de Cristo. Cabe à Igreja do Senhor aproveitar este momento e disseminar a Palavra de Deus, pois só ela tem valor espiritual para estes dias de crise.

Uma das grandes provas da inspiração Divina das Escrituras nos é apresentada por Jesus. Ele mesmo testificou da Palavra dizendo: "Está escrita (Mt 4.4). "... nem um jota ou um til se omitirá da lei," (Mt 5.18). "A Escritura não pode ser anulada", (Jo 10.35). E colocou o selo no Novo Testamento quando afirmou que o Espírito Santo, em Seu nome estaria ensinando todas as coisas (Jo 14.26).
O apóstolo Paulo confirmou a inspiração da Bíblia, quando afirma (I Co 14.37), que o que ele escreveu, são mandamentos do Senhor.
Enfim, o Novo Testamento está cheio de referências ao Antigo Testamento, provando-nos a inspiração das Escrituras.
O próprio testemunho do Espírito Santo nas nossas vidas, confirmam essa tão grande inspiração da Palavra de Deus.
CONCLUSÃO
A Palavra de Deus é inigualável quando se trata da inspiração, pois é o único Livro que teve um Autor usando cada escritor para a grande tarefa de escrever Sua Palavra, A inspiração da Bíblia torna-a um Livro moderno, em suas mensagens atuais, não precisando em nada ser alterado. Isto se constitui na grande prova de que a Bíblia é a imutável Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário